É evidente que os avanços tecnológicos permeiam vários âmbitos da nossa existência e, claro, revolucionam também o mercado que busca promover cada vez mais experiências únicas aos usuários. Pareceu complexo? Calma que explicamos!
Em virtude dos desafios desencadeados pela pandemia da covid-19, a necessidade de uma inovação tecnológica de Marketing se fez presente na sociedade, estimulando mudanças mercadológicas, sociais e culturais, como aborda Philip Kotler (o pai do Marketing) em seu livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”.
Embora o uso da tecnologia, até o momento, tenha gerado consequências negativas – sociedade mergulhada no digital de forma significativa – é neste contexto que na linha de progressão do Marketing nasce sua quinta etapa: uma junção dos conceitos anteriores para retornar como ponto central o ser humano.
Para isso, é preciso da ajuda da Inteligência Artificial (IA) com a Inteligência Humana (IH), ambas com o propósito de revolucionar e enriquecer a experiência do usuário e, por consequência, viabilizar mais qualidade de vida e bem-estar a todos nós.
O Chat GPT, uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”, exemplifica claramente as mudanças em como nos relacionamos com a tecnologia. Desenvolvido por um laboratório de pesquisas de IA dos EUA, o OpenAI, e lançado no mercado no final de 2022, este algoritmo foi elaborado com foco em interações virtuais e minimizar meios complexos de respostas.
Para tanto, com o enfoque no aprimoramento da experiência do usuário no meio midiático, há quem pressuponha, e afirme, que esta ferramenta irá substituir o Google, por exemplo, pela sua revolução nas plataformas de pesquisa.
Para alcançar tal objetivo, essa inovação dispõe como base cinco componentes:
– Orientação por dados: uso de ferramentas como Big Data para a obtenção de dados (legais) que auxiliam na tomada de decisão e, portanto, tornar possível mapear a jornada e analisar o conteúdo do cliente no meio digital;
– Marketing ágil: foco na eficiência, com equipes, ações e análises simultâneas em tempo real, em virtude da obtenção de um fluxo ágil e de um relacionamento estreitado e satisfatório com o cliente;
– Análise preditiva: através da aplicação da inteligência artificial, torna-se viável realizar a identificação de comportamentos e tendências a partir dos dados coletados;
– Marketing contextual: com o uso da inteligência artificial para personalizações diversas, internet das coisas, machine learning, entre outros, as marcas e empresas podem antecipar no desenvolvimento de respostas personalizadas de acordo com os aspectos provenientes do cliente;
– Marketing aumentado: produção de conteúdo, chatbots ou assistentes virtuais que facilitam o contato e maximizam a experiência do consumidor. Ao final do processo, gera-se um sentimento de confiança no consumidor ao ponto dele fechar negócio com uma marca.
Sua marca está acompanhando as transformações do mercado e fazendo uso estratégico das novas ferramentas? Com a consultoria certa, o processo de atualização do seu negócio fica muito mais fácil e pode atingir resultados estratosféricos! Entre em contato com a gente via e-mail e saiba mais!