Têm-se falado demais no problema de construção das fake news (notícias falsas) sobre ambos os candidatos à presidência da República. Como a maioria da população ainda não tem a cultura do entendimento de que uma informação em um site, bem escrita, pode ser mentirosa e não ter, absolutamente, nenhum fundamento verdadeiro, fica confusa a busca por solidez e histórico na hora de votar. Percebemos que, pelas pesquisas relacionadas aos nomes dos candidatos mostradas nas imagens, a maior preocupação são possíveis atos criminosos. Assim como uma construção de marca, esse ranking fornecido pelo Google Trends e outras ferramentas de inteligência colaboram com o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficaz, combatendo as informações prejudiciais à imagem dos mesmos ou, para uma empresa, garantindo pontos de atenção e possíveis brechas estratégicas.
Para nós, profissionais de comunicação e marketing, quando nos deparamos com uma informação importante, relevante, como era o caso das eleições, sempre procuramos órgãos oficiais para checar o que foi dito, como relatórios de ministérios, ONGs que atuam na área relacionada, além de veículos de comunicação com ampla história no meio. Assim, podemos confrontar as fontes, buscando sempre passar e ter acesso a informação de qualidade.
A busca da população brasileira no Google mostra que as pessoas estavam preocupadas com pontos bem relevantes em relação ao caráter e postura dos presidenciáveis, que deve ter se tornado fonte de estratégia no desenrolar das campanhas políticas de ambos.
Todo o processo deixa muito aprendizado para o nosso segmento e um compromisso com a população de garantir que, cada vez mais, tenham acesso e entendam o que são informações reais e fictícias.